simbolo da psicologa
Fernanda Soibelman Kilinski - psicóloga


Adolescência e os Conflitos com os Pais

A adolescência é tida como um período conturbado da vida. Nesta fase o indivíduo se depara com algumas mudanças (tanto em se tratando de responsabilidades quanto mudanças corporais, de identidade e de percepção) que interferem nas relações familiares e, dependendo do caso, nas relações em geral.

Os pais também vivenciam estas mudanças, já não tem mais “controle” sobre seus filhos, enfrentam dúvidas e desafios, bem como novas exigências que lhes são impostas. Frente à entrada de um filho na adolescência é comum que os pais reavaliem sua própria adolescência, sua vida, suas conquistas e muitas vezes se sintam frustrados pelos planos da juventude que não se concretizaram.

Neste período é esperado que o jovem se afaste da família, busque liberdade, novos modelos e tome atitudes contraditórias. Ele também tende a testar limites, como se pedisse uma prova de que a família está realmente preocupada e interessada em seu bem estar. Neste momento é importante que os pais mantenham diálogo frequente e não percam a autoridade (exercendo-a de forma coerente com suas ações).

Voltar



Consultório localizado no Bairro Petrópolis em Porto Alegre
Rua Prof. Langendonck 57, sala 502 Petrópolis, Porto Alegre - RS - Fone: (51) 99636-2919*
* caso esteja em consulta retorno a ligação em seguida
fsoibelman@gmail.com