O Casamento depois dos Filhos

A chegada de um bebê muda para sempre a relação do casal. A paternidade/maternidade é uma experiência que causa profundas transformações em cada indivíduo.

As novas responsabilidades podem gerar conflitos entre o casal, que precisa se adaptar à nova realidade e criar uma nova rotina para acolher aquela criança e manter um relacionamento saudável com o parceiro.

Para que o casal consiga manter seu relacionamento, é preciso que, em primeiro lugar, aceitem que as coisas não serão mais como antes. Neste processo de aceitação, entra o luto pelo que foi perdido com a chegada da criança (a liberdade e espontaneidade de decidir ir ao cinema de última hora, as baladas até tarde da noite, tempo em abundância para fazer o que se gosta, etc.) e a adaptação à chegada de um novo membro na família que exige atenção em tempo integral.

Apesar da necessidade de despender uma enorme quantidade de tempo àquele novo ser, é igualmente importante preservar alguns momentos que serão só do casal. As avós podem ser muito prestativas nessa hora, pois são pessoas de confiança com quem se pode deixar as crianças de vez em quando para fazer algum dos programas que eram comuns antes da chegada dos filhos: jantar romântico, cinema, barzinho, encontro com amigos.

Os momentos de solidão também precisam acontecer e isso pode ser negociado entre o próprio casal, para que um se responsabilize pelas crianças por algumas horas enquanto o outro cuida de seus interesses pessoais.

O equilíbrio é sempre a melhor solução para termos uma mente saudável e, desta forma, sermos melhores pais. Nunca seremos bons pais se não conseguirmos cuidar um pouco de nós.

Voltar