simbolo da psicologa
Fernanda Soibelman Kilinski - psicóloga


Codependência - Quando os cuidadores se dedicam excessivamente aos familiares / amigos problemáticos

É no mínimo intrigante a forma como alguns familiares, cônjuges, companheiros, etc. se dedicam aos parentes com problemas de alcoolismo, dependência de drogas, transtorno grave de personalidade, entre outros.

Muitas vezes é difícil entender porque essas pessoas suportam todo tipo de comportamento abrindo mão da possibilidade de ser feliz ou diminuir o sofrimento, permanecendo atreladas à pessoa problemática como se essa fosse sua grande função na vida.

Estas pessoas são as chamadas “codependentes”, ou seja, dependentes dos companheiros problemáticos. Quando os últimos conseguem deixar o vício é comum que os codependentes se sintam perdidos, sem propósito de vida. Não é raro que passem a apresentar problemas semelhantes àqueles dos antigos dependentes de quem cuidavam. Eles vivem tentando a ajudar a outra pessoa e esquecem-se de cuidar de si mesmos, anulam-se. É como se estivessem atados àquela pessoa. São dependentes social, emocional e às vezes fisicamente do familiar.

A Codependência manifesta-se a partir de um intrometimento em todas as atividades da pessoa problema (horário do banho, alimentação, vestuário, etc.) e tomando para si as responsabilidades da outra pessoa, o que alimenta ainda mais o comportamento problemático.

Podemos observar que existe, inconscientemente, um desejo de ser o salvador ou protetor do familiar, transformando a outra pessoa em vítima e não responsável por seus problemas.

A Codependência pode ser agravante ou desencadeante de depressão, suicídio, doenças psicossomáticas, entre outras.

O primeiro passo para recuperação é tomar consciência e aceitar o problema. É muito difícil se desvincular desta situação sem um acompanhamento profissional.

Voltar



Consultório localizado no Bairro Petrópolis em Porto Alegre
Rua Prof. Langendonck 57, sala 502 Petrópolis, Porto Alegre - RS - Fone: (51) 99636-2919*
* caso esteja em consulta retorno a ligação em seguida
fsoibelman@gmail.com