simbolo da psicologa
Fernanda Soibelman Kilinski - psicóloga


Compulsão por Compras

A Oniomania, ou compulsão por compras, é uma das formas de dependência, porém ela não resulta de uma substância e sim do modo compulsivo de realizar um comportamento. Neste caso, a compra.

Mesmo tendo consciência de suas possíveis perdas, o sujeito não consegue deixar de repetir o comportamento. Para o comprador compulsivo, o que lhe excita é o ato de comprar, e não o objeto adquirido.

As consequências desta compulsão podem ir desde a contração de dívidas (gerando problemas pessoais e familiares), golpes (passar cheques sem fundo, por exemplo), roubo (quando não possuem dinheiro para comprar), etc.

Enquanto não compra, o compulsivo sente-se ansioso, irritado e muitas vezes com sudorese. Tudo isto é amenizado após a compra, pouco importando qual o objeto comprado. É comum que o compulsivo compre sempre um determinado tipo de objeto, por exemplo, inúmeros sapatos, livros ou CD’s.

Os compradores compulsivos tendem a esconder as compras da família, mentir sobre o quanto gastaram e sentir culpa e vergonha após o ato da compra.

Muitos só procuram um psicólogo quando suas dívidas já estão fora de controle e já provocaram problemas familiares, em seus relacionamentos, problemas de ordem legal, ou um episódio depressivo grave. Alguns só chegam ao consultório quando são trazidos por seus familiares ou cônjuges.

Voltar



Consultório localizado no Bairro Petrópolis em Porto Alegre
Rua Prof. Langendonck 57, sala 502 Petrópolis, Porto Alegre - RS - Fone: (51) 99636-2919*
* caso esteja em consulta retorno a ligação em seguida
fsoibelman@gmail.com