Depressão

O que é?

A Depressão é uma doença que afeta o humor do indivíduo, deixando-o predominantemente triste (durante a maior parte do dia, quase todos os dias). Ele perde o interesse pelas atividades que costumava apreciar, sente-se cansado, melancólico, etc.

É um distúrbio bastante comum nos dias de hoje que pode afetar qualquer pessoa. Ao contrário do que muitos pensam, depressão não é sinônimo de fraqueza ou fracasso e também não é apenas um sentimento de tristeza. Muitas pessoas se sentem tristes e dizem estar deprimidas, porém a depressão é uma tristeza mais intensa e permanente do que a tristeza passageira a qual todos estamos sujeitos.

Diversos fatores podem desencadear uma depressão. Alguns exemplos:
- Histórico familiar
- Uso de drogas, álcool, determinados medicamentos
- Estresse, estilo de vida
- Determinados acontecimentos tais como doença física, morte de pessoas próximas, acidentes, separações conjugais, crises

Alguns sintomas:
- Tristeza
- Desesperança
- Perda de interesse na vida e nas atividades que costumava realizar
- Cansaço
- Dificuldade para se concentrar
- Variação no apetite
- Sono excessivo ou insônia
- Agressividade (em alguns casos)
- Ideação suicida (nos casos mais graves)

Tratamento:
A depressão é uma doença curável se tratada adequadamente. Em casos leves, pode ser tratada apenas com um psicólogo. Já em casos mais graves, com prejuízos maiores na vida do indivíduo, ideações e/ou tentativas de suicídio, sintomas psicóticos, entre outros, é necessário um tratamento conjunto com um psiquiatra, o qual poderá receitar medicamentos. É necessário ressaltar a importância do acompanhamento de um psicólogo, pois o remédio por si só não cura, apenas ameniza os sintomas. É preciso investigar as causas e para isto, as sessões de psicoterapia são essenciais.