simbolo da psicologa
Fernanda Soibelman Kilinski - psicóloga


Estresse e Trabalho

Os profissionais vivem sob intensa pressão, tanto no trabalho como na vida em geral. O desgaste ao qual as pessoas estão submetidas no ambiente e nas relações de trabalho são determinantes na formação de doenças.

O desgaste emocional nas relações de trabalho é extremamente significativo em se tratando de transtornos como depressão, ansiedade, pânico, fobias, doenças psicossomáticas, etc. Pessoas que sofrem com estas doenças geralmente não correspondem à demanda de trabalho e estão sempre irritáveis e deprimidas.

As condições pioram quando não existe clareza nas regras institucionais, normas e tarefas de cada profissional, bem como ambientes insalubres e falta de ferramentas adequadas.

Fatores intrapsíquicos também contribuem para manter o estresse, como é o caso da sensação de insegurança no emprego, de insuficiência profissional, pressão para comprovação de eficiência ou até a impressão contínua de estar cometendo erros em suas atividades. Isso tudo com o agravante de seus conflitos pessoais, problemas conjugais, frustrações, etc.

Atividades as quais não temos noção do porque estamos fazendo também podem ser extremamente estressantes. Tarefas repetitivas ou desinteressantes também produzem estresse.

O ruído também pode ser um estressor, assim como constantes mudanças, redução das horas de sono em função de viagens a trabalho ou muitas horas trabalhadas, e a falta de perspectiva no emprego.

Muitas vezes não temos como fugir desta rotina, pois nossa sociedade nos obriga a trabalhar nestas condições. Para isto, a ajuda psicológica pode ser de extrema importância, ajudando-o a lidar melhor com as situações e a encontrar alternativas para manejar o estresse evitando o aparecimento de doenças provocadas por este estilo de vida.

Voltar



Consultório localizado no Bairro Petrópolis em Porto Alegre
Rua Prof. Langendonck 57, sala 502 Petrópolis, Porto Alegre - RS - Fone: (51) 99636-2919*
* caso esteja em consulta retorno a ligação em seguida
fsoibelman@gmail.com