simbolo da psicologa
Fernanda Soibelman Kilinski - psicóloga


Fobia Social

A fobia social é caracterizada pelo medo persistente de contatos sociais ou de atuações em público por temer que essas ações resultem em situações embaraçosas. A exposição a estes estímulos (contatos sociais) produz imediata resposta de ansiedade juntamente com palpitações, rubor, sudorese, etc. Por isto estas situações são fortemente evitadas ou toleradas com grande mal estar.

Por trás desta evitação há uma sensação de alívio da ansiedade acompanhado por um sentimento de culpa por não estar conseguindo enfrentar o problema eficientemente. Cada vez que se repete o comportamento evitativo, reforça-se a fobia e sua manutenção de tal forma que torna-se crônica e incapacitante.

O comportamento fóbico-evitativo provoca prejuízos acentuados no rendimento global da pessoa, seja no trabalho, escola ou relações sociais em geral. Muitas vezes o abuso de álcool acompanha estas pessoas, que encontram nele uma forma de lidar com sua condição. A internet também pode ser usada de forma patológica por estas pessoas.

É imprescindível a atuação de um profissional da psicologia nestes casos, tanto para fazer o diagnóstico, que muitas vezes pode ser confundido com timidez, como para atuar no tratamento.

Voltar



Consultório localizado no Bairro Petrópolis em Porto Alegre
Rua Prof. Langendonck 57, sala 502 Petrópolis, Porto Alegre - RS - Fone: (51) 99636-2919*
* caso esteja em consulta retorno a ligação em seguida
fsoibelman@gmail.com