simbolo da psicologa
Fernanda Soibelman Kilinski - psicóloga


Menopausa: Aspectos Psicológicos

O ser humano é um ser biopsicossocial, de forma que não podemos separar o corpo da mente. Cada mulher enfrenta o envelhecimento de forma diferente, em muitos aspectos vai depender da estrutura intrapsíquica da mulher e do contexto sócio cultural no qual está inserida.

Este momento da vida promove uma série de mudanças no seu corpo e na sua subjetividade: a perda da possibilidade de ter filhos, alterações na pele e cabelo, alterações hormonais, luto pela imagem corporal perdida, alteração no desejo sexual, instabilidade emocional, entre outros. Estas mudanças não se resumem apenas aos aspectos biológicos, mas também na sua identidade feminina.

É incorreto pensar que a menopausa representa o fim da sexualidade da mulher, embora ela sofra alguns abalos, isso não representa seu fim. Existe, inclusive, uma corrente teórica que afirma que a mulher só descobre o prazer sexual propriamente feminino a partir deste momento, pois existe uma renúncia ao papel de mãe, abrindo espaço para o papel de mulher.

A menopausa traz consigo a consciência do envelhecimento e a descoberta de novos papéis a serem desempenhados. Ela pode vir acompanhada também da saída dos filhos de casa, o que pode agravar ainda mais o abalo emocional da mulher. Este período de extrema vulnerabilidade da vida pode desencadear inúmeros transtornos e um acompanhamento psicoterapêutico pode ajudar bastante a mulher na passagem por este momento de forma mais confiante e saudável, proporcionando o suporte necessário à superação das respectivas dificuldades.

Voltar



Consultório localizado no Bairro Petrópolis em Porto Alegre
Rua Prof. Langendonck 57, sala 502 Petrópolis, Porto Alegre - RS - Fone: (51) 99636-2919*
* caso esteja em consulta retorno a ligação em seguida
fsoibelman@gmail.com