Os Desafios da Parentalidade

Ser pai/mãe é uma tarefa difícil. A todo momento os pais são confrontados com novos desafios, em qualquer faixa etária do filho.

Ser pai ou mãe reacende uma série de situações que tivemos em nossa própria história, o que vai definir que tipo de pais nós seremos, seja para repetir o modelo que tivemos em casa ou para fazer o oposto.

A cada fase do filho nos deparamos com um novo desafio: na primeira infância temos que lidar com a tolerância do fato de não sabermos exatamente o que o bebê quer ou porque ele chora, nossa recente falta de tempo para nós mesmos porque um bebê exige cuidados em tempo integral, a privação do sono, etc. Mais tarde nos deparamos com uma criança que consegue interagir mais, mas também demanda atenção, disposição para as brincadeiras, já tem gostos e vontades próprias e está buscando alguma autonomia. A adolescência é o momento dos conflitos na relação com os pais e muitos se atrapalham bastante com a difícil tarefa de constatar que aquela criança cresceu e será cada vez mais independente, necessitando cada dia menos dos seus pais.

A parentalidade traz consigo um furacão de sentimentos e culpaa que nem sempre são possíveis de ser superadas sem a ajuda de um profissional, o que garantirá que a relação com o filho não seja prejudicada.

Voltar