simbolo da psicologa
Fernanda Soibelman Kilinski - psicóloga


Síndrome do Ninho Vazio

O momento em que os filhos deixam a casa dos pais é uma etapa normal no ciclo de vida da família, porém para alguns pode ser que a tristeza saudável se transforme em depressão, o que torna uma intervenção de um psicólogo necessária.

Quem irá sentir-se mais vulnerável neste momento são as pessoas que resumem suas identidades no papel parental, que vivem um casamento infeliz (e muitas vezes não se dão conta disto até que se veem sem os filhos em casa), pessoas que, de modo geral, lidam mal com mudanças, donas de casa que não possuem outras atividades, pessoas que tiveram dificuldade em sair de casa, etc.

É importante ficar atento aos sinais de depressão. É comum sentir vontade de chorar, sentir-se inútil, porém, assim como o luto, espera-se que vão surgindo sinais de adaptação.

Se a tristeza persistir por longo tempo e não houver nenhum movimento de adaptação à nova fase, é imprescindível procurar ajuda de um psicólogo.

Conversar com o cônjuge também pode trazer um pouco de alívio. Provavelmente ele também se sente assim ou, se não sentir, pode solidarizar-se com você.

Esta é a hora de recuperar os interesses abandonados em nome da maternidade/ paternidade, redescobrir seu casamento, arranjar novas atividades, etc.

Voltar



Consultório localizado no Bairro Petrópolis em Porto Alegre
Rua Prof. Langendonck 57, sala 502 Petrópolis, Porto Alegre - RS - Fone: (51) 99636-2919*
* caso esteja em consulta retorno a ligação em seguida
fsoibelman@gmail.com