simbolo da psicologa


Um Olhar Psicanalítico Sobre a Terceira Idade

Freud desaconselhava a prática da psicanálise com pacientes acima de 50 anos por acreditar que nesta idade a regressão às vivências infantis era praticamente impossível e que o tempo exigido no tratamento não justificaria o esforço, porém hoje, além da expectativa de vida ter aumentado significativamente desde sua época, sabemos que o mais importante para o psicólogo é a idade da neurose e não a idade propriamente dita. O próprio Freud é exemplo da contradição de sua crença, pois trabalhou até o fim de sua vida, vindo a falecer com 83 anos de idade.

A velhice não diz respeito apenas à idade cronológica, mas também à uma categoria social. Antigamente via-se o idoso como um sábio, uma pessoa que acumulava experiências. Hoje ele é visto como uma pessoa sem condições de atuar no mercado de trabalho, dependente e incapaz. Esta visão gera uma crise de identidade no sujeito, o qual se sente diminuído e desvalorizado. Ao passo que, esta mesma sociedade que rejeita o idoso, está presenciando o aumento da população mundial nesta faixa etária.

O idoso passa por um processo semelhante, de certa forma, à adolescência, pois também experimenta mudanças corporais, de identidade e de papéis frente à sociedade e seus familiares. Seguem algumas mudanças vividas pelo indivíduo ao atingir a velhice:
- Limitações do corpo
- Doenças e suas comorbidades
- Dependência física e financeira
- Declínio nas atividades sociais, vida profissional, libido

Nesta fase da vida geralmente é feito um balanço de sua vida e realizações. Algumas perguntas vem em sua mente: “o que fiz de minha vida?”, “quanto tempo me resta?”, “o que fazer agora?”, entre outras. Quando opta por um tratamento psicológico, é possível observar que a passagem do final da vida adulta para a senescência é realizada de forma mais saudável e amena.

Reaprender e adaptar são conceitos essenciais na psicoterapia com idosos. Viver a velhice sem recursos internos e ajuda especializada, remoendo, negando e alimentando ressentimentos às mudanças, só trará infelicidade e má qualidade de vida.

Voltar



Consultório localizado no Bairro Petrópolis em Porto Alegre
Rua Prof. Langendonck 57, sala 502 Petrópolis, Porto Alegre - RS - Fone: (51) 99636-2919*
* caso esteja em consulta retorno a ligação em seguida
fsoibelman@gmail.com