simbolo da psicologa
Fernanda Soibelman Kilinski - psicóloga


Transtorno Obsessivo-Compulsivo - TOC

O TOC é a união de compulsões e obsessões caracterizada por pensamentos extremamente desagradáveis e persistentes que invadem a mente do indivíduo.

Quem sofre deste transtorno quer ter um controle destes pensamentos, porém não consegue, o que gera estresse, ansiedade, depressão e compulsões. A manifestação da doença ocorre através de preocupações, desconforto, culpa, aflição, comportamentos repetitivos, medo e rituais que prejudicam o dia a dia.

Se a pessoa deixa de executar o ritual, ou seja, o ato compulsivo, ela fica muito ansiosa. Eles são repetidos inúmeras vezes, mesmo que a pessoa saiba que não tem sentido. As compulsões geralmente envolvem estes exemplos: lavar as mãos, verificar se a porta está trancada ou a válvula de gás fechada, questionar uma informação repetidas vezes, executar minuciosamente uma série de atos para evitar que aconteça algum mal a alguém, contar ou falar silenciosamente, etc.

Como a própria pessoa reconhece que seus pensamentos e ações são irracionais, ela procura disfarçar tais manifestações, evitando conversar sobre o assunto e relutando em procurar ajuda profissional.

Muitas pessoas que sofrem de TOC apresentam outros transtornos como fobia social, depressão, transtorno de pânico e alcoolismo.

Com o tratamento adequado é possível chegar a um controle satisfatório dos sintomas. O tratamento envolve uso de medicação combinado com sessões de psicoterapia.

Voltar



Consultório localizado no Bairro Petrópolis em Porto Alegre
Rua Prof. Langendonck 57, sala 502 Petrópolis, Porto Alegre - RS - Fone: (51) 99636-2919*
* caso esteja em consulta retorno a ligação em seguida
fsoibelman@gmail.com