(51) 9.9636-2919

contato@fernandapsicologa.com.br

Rua Professor Langendonck, 57/502

Petrópolis, Porto Alegre - RS

Menopausa

O ser humano é um ser biopsicossocial, de forma que não podemos separar o corpo da mente nem do contexto em que está inserido. Qualquer mudança corporal será significada psiquicamente e sentida de forma diferente por cada sujeito. Cada mulher enfrenta o envelhecimento de uma forma, em muitos aspectos vai depender da estrutura psíquica da mulher e do contexto sociocultural no qual está inserida.

Este momento da vida promove uma série de mudanças no seu corpo e na sua subjetividade: a perda da possibilidade de ter filhos, alterações na pele e cabelo, alterações hormonais, luto pela imagem corporal perdida, alteração no desejo sexual, instabilidade emocional, entre outros. Estas mudanças não se resumem apenas aos aspectos biológicos, mas também na sua identidade feminina. É um momento de ressignificação da feminilidade e da vida.

É incorreto pensar que a menopausa representa o fim da sexualidade da mulher, embora ela possa ser impactada. A relação com a própria sexualidade depende também da forma como esta é simbolizada internamente e dos recursos internos para enfrentar as mudanças corporais.

Escrito por:
Fernanda Soibleman Kilinski

CRP: 07-19871 - Porto Alegre - RS

×
Close Bitnami banner
Bitnami