(51) 9.9636-2919

contato@fernandapsicologa.com.br

Rua Professor Langendonck, 57/502

Petrópolis, Porto Alegre - RS

Compulsão por compras

A Oniomania, ou compulsão por compras, é uma das formas de dependência, porém ela não resulta de uma substância e sim do modo compulsivo de realizar um comportamento. Neste caso, a compra.

Mesmo tendo consciência de suas possíveis perdas, o sujeito não consegue deixar de repetir o comportamento. Para o comprador compulsivo, o que lhe excita é o ato de comprar, e não o objeto adquirido.

As consequências desta compulsão podem ir desde a contração de dívidas (gerando problemas pessoais e familiares), golpes (passar cheques sem fundo, por exemplo), roubo (quando não possuem dinheiro para comprar), etc.

Enquanto não compra, o compulsivo sente-se ansioso, irritado e muitas vezes com sudorese. Tudo isto é amenizado após a compra, pouco importando qual o objeto comprado. É comum que o compulsivo compre sempre um determinado tipo de objeto, por exemplo, inúmeros sapatos, livros, roupas, etc.

Os compradores compulsivos tendem a esconder as compras da família, mentir sobre o quanto gastaram e sentir culpa e vergonha após o ato da compra.

Muitos só procuram um psicólogo quando suas dívidas já estão fora de controle e já provocaram problemas familiares, em seus relacionamentos, problemas de ordem legal, ou um episódio depressivo grave. Alguns só chegam ao consultório quando são trazidos por seus familiares ou cônjuges.

A compulsão pode se dar por diversos motivos, nosso inconsciente associa elementos que, aparentemente não têm nenhuma relação com o outro, mas que simbolizam algo que ficou recalcado e encontrou essa forma de expressão: o sintoma. Toda compulsão é um ciclo infinito, condenado a se repetir eternamente até que se possa lançar um olhar ao conflito e dar um sentido a esse comportamento que grita por uma solução.

Escrito por:
Fernanda Soibleman Kilinski

CRP: 07-19871 - Porto Alegre - RS

×
Close Bitnami banner
Bitnami